<$BlogRSDUrl$>

02/04/2012

Boletim Internacional de Desenvolvimento Local Sustentável
Boletim Informativo #87
1º de abril de 2012

Sumário

Novas orientações e caminhos para a economia solidária e o desenvolvimento baseado nos moradores. Kochi, Kerala (Índia), 2 a 4 de março de 2012.

Mensagem da equipe editorial


Yvon foi convidado como representante da Rede Canadense de Desenvolvimento Econômico Comunitário (RCDEC) na conferência da rede COMMACT (Common Wealth Network for People-Centred Development) na Índia. Lembremos que ele já esteve presente no encontro de COMMACT, em Liverpool, em setembro de 2004. Martine participava igualmente como delegada da Rede Euronetz, coorganizador deste encontro e Judith como intérprete. Depois, Yvon continuou as relações associando-se ao encontro de Brisbane (Austrália) em outubro de 2008.

Estes encontros, bem como aqueles do Fórum Asiático de Economia Solidária em Manila, em outubro de 2007, depois em novembro de 2009 em Tóquio e em Kuala Lumpur, em novembro de 2011, permitiram avançar numa melhor compreensão mútua. É muito útil, pois na Europa e na América do Norte, estamos frequentemente pouco informados sobre a forma como age a sociedade civil e como ela se define na Ásia. Durante estes dois últimos encontros, Yvon e Martine estavam estreitamente associados, no âmbito das atividades europeias dos Pactos Locais, animados pela mesma vontade de promover uma abordagem territorial democrática da organização das solidariedades. A presença de Judith permitiu igualmente de construir outras relações com os atores da soberania alimentar bem como com redes internacionais melhor inseridas na área linguística anglófona.

Os assinantes de nosso Boletim sabem que o fio condutor do Comitê de redação, hoje como ontem, permanece baseado nas respostas que os habitantes e as comunidades dão para suas próprias necessidades, de forma muitas vezes sustentável. É por isso que, desde 2003, contribuimos à articulação em economia social e solidária, embora não façamos parte formalmente destas redes. De fato, estas organizações e os militantes que fazem parte deste movimento não abordam somente o desenvolvimento, sob um ângulo temático ou setorial. Eles se interessam também pelas condições holísticas e globais, de enraizamento nas comunidades e, nos diferentes estágios, para ter êxito no contrato democrático e refundar o desenvolvimento dos territórios frente à globalização. Essa é a questão que de un número para o outro, desejamos ilustar e informar.

O encontro de Kochi terá permitido também que Yvon atualizasse seus conhecimentos de ASSEFA, após um primeiro encontro in loco em 2002. Descrevíamos o trabalho da ASSEFA no número #60 de nosso boletim. Voltaremos sobre este ponto em uma próxima publicação, pois esta associação que agrupa atualmente 10.150 aldeias continua a ser fonte de inspiração pelas suas práticas...

Judith Hitchman
Yvon Poirier
Martine Theveniaut

Novas orientações e caminhos para a economia solidária e o desenvolvimento baseado nos moradores. Kochi, Kerala (Índia), 2 a 4 de março de 2012.

Por Yvon Poirier


É com o tema: “Novas orientações para a economia solidária e o desenvolvimento baseado nas pessoas” que se reuniram uns sessenta participantes, principalmente da Índia (30), da Malásia (18), do Nepal (6), da Austrália (4), do Reino Unido (3), do Canadá, o autor deste artigo.
O encontro era organizado pela rede COMMACT - Common Wealth Network for People-Centred Development (rede do bem comum para um desenvolvimento baseado nas pessoas). Esta rede, originalmente destinada a organizações do Commonwealth britânico, reuniu-se uma primeira vez em Goa, na Índia, em 1988. Como não há mais relação formal com o Commonwealth britânico, o nome mudou para Common Wealth, em duas palavras, o que permite ter membros em outros países. A rede se reúne no ritmo de 2 a 4 anos. COMMACT é legalmente constituído na Austrália e é presidida por David Thompson da organização Jobs Australia. David Thompson é igualmente membro do conselho de administração da Rede internacional de promoção da economia social e solidária (RIPESS).

Considerando que a maioria dos membros de COMMACT estão na Ásia, a organização é igualmente membro da Coalizão asiática de economia solidária (ASEC), a rede continental membro do RIPESS. Assim, há uma vontade declarada de trabalhar conjuntamente no contexto asiático. A este título, Denison Jayasooria, membro do Conselho de administração do RIPESS representando a Ásia, participava do encontro de Kochi.
Sentados: Natal Silva (Índia), David Thompson (Austrália), Bhanwar Singh (Índia), Devasmitha Sridhar (Índia), Jenny Mercer (Austrália) e Ganesh Purohit (Índia). Permanente: Outros participantes indianos


L. Kumar, David Thompson, S. Loganathan, Yvon Poirier

Esta conferência terá sido a oportunidade de ouvir participantes que têm uma grande experiência de desenvolvimento comunitário baseado sobre as necessidades das comunidades. Como exemplos, mencionemos 4 intervenções:
• S. Loganathan da associação Sarva Seva Farms (ASSEFA) comunicou os seus 40 anos consagrados às populações das aldeiais da Índia. Hoje, são mais de 10 000 aldeias, com uma população de mais ou menos 5 milhões de pessoas que se autodesenvolvem de uma maneira holística, inspirando-se de Gandhi.
• O professor Datuk Yusof Kasssim, presidente de COMMACT Malásia, explicou o lugar das políticas de desenvolvimento baseado nas pessoas, nos planos de desenvolvimento do governo. Ele propôs modalidades concretas para uma abordagem mais inclusiva das populações desassistidas, em especial nas regiões afastadas da capital Kuala Lumpur.
• Paul Sinnapan, da Binary University (Malásia) nos explicou sua longa experiência nas comunidades desfavorecidas nas regiões rurais, em especial, utilizando as cooperativas de poupança e crédito como instrumento chave para as coletividades em questão. No total, são mais de 500 organizações deste tipo, entre as quais algumas não estão ainda constituídas, que foram criadas pelas próprias pessoas.
• Jagananda, durante muito tempo militante de organizações da sociedade civil, ocupa atualmente o cargo de Comissário para a informação no Estado de Orissa, na Índia. Para que as populações possam assumir-se, é importante que os serviços públicos respondam aos pedidos dos cidadãos concernindo a divulgação da informação. Ele nos comunicava que no caso de uma PPP (parceria público-privado), a empresa recusava divulgar informações consideradas como privadas. Ele ordenou que ela responda, pois 49% de seus recursos provêm do setor público. O Superior Tribunal da Índia confirmou sua decisão!

Várias outras intervenções em sessão plenária, e em oficinas, terão permitido aprofundar os diversos outros assuntos tais como a economia social e solidária e os desafios da articulação. Os participantes expressaram claramente sua vontade de continuar o fortalecimento mútuo por atividades de articulação e de troca de informações.
Site web COMMACT (somente em inglês)
http://commact.com/

A respeito do boletim

Este boletim é publicado em francês, em inglês, em espanhol e em português. Ele é realizado de forma totalmente voluntária desde o primeiro número publicado em 2003.
A equipe editorial quer agradecer as pessoas voluntárias seguintes pelo seu engajamento na tradução e na revisão:
Michel Colin (Brasil)
Paula Garuz Naval (Irlanda)
Évéline Poirier (Canadá)
Brunilda Rafael (França)
Além disto, gostaríamos de agradecer o Policy Research Institute for the Civil Sector (PRICS) do Seikatsu Club no Japão pela tradução para o japonês.
Os boletins estão na internet em dois endereços.
http://developpementlocal.blogspot.com/
www.apreis.org/

Entrar em contato conosco (para informações, novas assinaturas e cancelamento de assinaturas)
Yvon Poirier ypoirier@videotron.ca

This page is powered by Blogger. Isn't yours?