<$BlogRSDUrl$>

03/10/2010

Boletim internacional de Desenvolvimento local sustentável
Boletim informativo #72
1º de outubro de 2010

Sumário

Mensagem da equipe editorial
Universidade de verão em desenvolvimento e cooperação internacional
Uma agencia de imprensa “alternativa”

Mensagem da equipe editorial


Neste número, Judith, participante entre outras coisas a título de responsável da equipe de intérpretes, nos dá um apanhado dos ricos intercâmbios organizados em uma Universidade de verão que acontece durante o mês de julho passado. É um encontro muito importe, com 1000 participantes, sobre o que está em jogo no desenvolvimento.
Por outro lado, sugerimos que consultem o site IPS News. A assinatura é de graça.

Equipe editorial
Judith Hitchman
Yvon Poirier
Martine Theveniaut

Universidade de verão em desenvolvimento e cooperação internacional

Fundado em 1976 por 8 associações, o CRID (Centro de pesquisa e de informação para o desenvolvimento) tinha por objetivo produzir uma reflexão sobre o desenvolvimento e a cooperação internacional. Ele congrega hoje uma plêiade de ONGs francesa que mantêm parcerias com ONGs do sul e do leste envolvidas em projetos de Desenvolvimento em suas comunidades e que representam uma vasta rede.
De acordo com o site internet do CRID “O desenvolvimento é um processo global de melhoria das condições de vida de uma comunidade nos planos econômico e social, cultural ou político.”
Este desenvolvimento, que deve se mostrar economicamente eficaz, deve também, para ser sustentável, ser ecologicamente sustentável, socialmente equitativo, democraticamente fundado, geopoliticamente aceitável, culturalmente diversificado. O desenvolvimento não se reduz assim ao crescimento. Ele deve focalizar a satisfação das necessidades fundamentais (alimentação, educação, saúde...) reconhecidas como direitos”.
As associações do CRID implementam esta concepção do desenvolvimento priorizando o fortalecimento das sociedades civis a fim de que pressionem quando for possível sobre as escolhas políticas dos Estados
A Universidade de verão acontece a cada dois anos. Essa edição era a primeira a visar tal alcance internacional ao atrair mais de 1000 participantes. Os lugares de encontro eram a universidade de Bordeaux, em Pessac, município no subúrbio de Bordeaux, de 7 a 11 de julho. Com as múltiples crises em pano de fundo, os diferentes assuntos abordados nos módulos e oficinas testemunhavam o alto nível de envolvimento, não somente dos conferencistas, mas também dos participantes sobre as questões do desenvolvimento. Como observou um dos jovens intérpretes: “É impressionante ver o nível de mobilização na França. A maneira como as pessoas aposentadas se investem nas associações é um aspecto importante. Não há nada parecido na Espanha...”
A organização implicava uma equipe de 20 intérpretes de Babels, provenientes de 8 países e de três continentes. Tive o prazer de coordenar esta equipe com uma abordagem de autogestão, em cooperação estreita com o comitê de coordenação do CRID. Babels é um coletivo internacional de intérpretes voluntários que trabalha essencialmente no âmbito do Fórum Social Mundial, contribuindo com uma alternativa à interpretação comercial e permitindo aos participantes de falar na língua que escolhem. Foi uma experiência positiva para toda a equipe.
A rádio local, France Aquitaine Radio Libre, instalou-se no campus durante toda a duração do evento. Há numerosas entrevistas (em francês) que ainda estão acessíveis nos seus arquivos no CRID, inclusive um com David Leye, um intérprete do Senegal e eu mesma em: http://www.farl.net/universite_ete_solidarite_2010.htm
“É uma universidade que eu qualificaria de participativa e engajada”, anuncia Nathalie Marzano, delegada geral do CRID. Presentes no espaço, 130 organizações, estandes associativos cada vez mais ricos e 45 associações vindo dos países do Sul e do Leste cujo número, no futuro, não deixará de crescer de tal forma elas estão envolvidas nos módulos e nas diferentes oficinas. Durante as precedentes universidades de verão, as organizações escolhiam livremente o tema de seus módulos e oficinas até que o CRID se inspire do modelo do Fórum social mundial e do princípio da “autonomia não completa”.
O tema da Universidade de verão era “Rumo a Dacar 2011”, e enquanto tal, muitos fundamentos para a participação no próximo Fórum social mundial já estão bem estabelecidos. A sociedade civil toma uma dimensão cada vez mais organizada que ninguém mais pode ignorar, qualquer que seja o campo em questão.
Judith Hitchman
Artigo original em francês e em inglês

http://www.universite-si.org
www.crid.asso.fr/
www.babels.org/

Uma agência de imprensa “alternativa”

A Inter Press Service News Agency (IPS NEWS) é um site que aborda algumas notícias do ponto de vista das populações e da sociedade civil. De fato, poder-se-ia falar de diversos sites porque a agência produz informações em quinze línguas diferentes. O conteúdo varia muito de uma língua para outra. O site em língua inglesa é o mais global enquanto nas outras línguas, é mais variável. Por exemplo, o site em francês é, em realidade, realizado na África, portanto, traz mais notícias a respeito da África. Do mesmo modo, o site em português, é animado a partir do Brasil.
Se vocês desejam notícias e análises diferentes daquelas das grandes mídias ocidentais, podem fazer uma assinatura em um dos sites seguintes, de acordo com sua (ou suas) línguas preferidas.
http://www.ipsinternational.org/fr/ (FR)
http://www.mwglobal.org/ipsbrasil.net/index.php (PT)
http://www.ipsnoticias.net/ (ES)
http://www.ipsnews.net/ (EN)

Nossos boletins estão disponíveis na Internet:
http://developpementlocal.blogspot.com/
www.apreis.org/

Agradecimentos :
Brunilda Rafael (França) para o espanhol
Michel Colin (Brasil) para o português
Évéline Poirier (Canadá) para a revisão dos textos em francês e em inglês
Entrar em contato conosco (para informações, novas assinaturas ou cancelamento de assinaturas)
Yvon Poirier ypoirier@videotron.ca

This page is powered by Blogger. Isn't yours?