<$BlogRSDUrl$>

01/09/2010

Boletim Internacional de Desenvolvimento Local Sustentável
Boletim Informativo#71
1º de setembro de 2010

Sumário

Mensagem da equipe editorial
Apresentação da equipe editorial

Fórum Social US, Detroit, 22 a 26 de junho de 2010

Fórum internacional de economia social e solidária: poderes públicos e sociedade civil

Outubro de 2011, Montreal, Canadá

Solidarity Economy I: Building Alternatives for People and Planet
Nova publicação (em inglês)

Sindicalismo e Economia solidária: A experiência quebequense

“Rumo aos P’Actos europeus: promover uma economia territorial e cooperante para lutar contra a pobreza e a exclusão social” (Ano europeu)

Mensagem da equipe editorial


Ao iniciar nosso 8º ano de publicação, como temos regularmente novos leitores, julgamos útil lembrar as origens de nossa publicação e quem nós somos.
Neste início de ano, salvo um curto artigo sobre o Fórum social de Detroit que aconteceu no mês de junho passado, anunciamos diversos acontecimentos bem como uma publicação que contém um texto escrito por Yvon.

Equipe editorial
Judith Hitchman
Yvon Poirier
Martine Theveniaut

Apresentação da equipe editorial


Nós encontramos, acompanhados por nosso falecido (2007) amigo Francisco Botelho do Portugal quando dos preparativos de uma reunião que devia acontecer em Portugal em 2002.
Mesmo se a reunião foi anulada, decidimos prosseguir com os esforços visando promover o desenvolvimento local sustentável, que é para nós uma base fundamental da construção de alternativas à crise mundial que vivemos.

Em especial, sentimos a importância de construir pontes entre as pessoas de diferentes regiões do mundo. É por isso que publicamos em quatro línguas: francês, inglês, espanhol e português.

O primeiro número foi publicado em novembro de 2003. Nossa iniciativa é estritamente privada, e totalmente voluntária. Esperamos ser aptos a continuar até que uma organização assuma tal missão, no mesmo espírito. Mesmo se estamos envolvidos em diferentes projetos e organizações, não agimos em nome das mesmas. Entre outras coisas, os três estamos implicados na Rede Intercontinental de Promoção da Economia Solidária (RIPESS) em níveis diferentes.

Judith Hitchman (França/Irlanda)

• Membro do Comitê de direção dos Pactos locais, associação francesa apoiada pela Fundação para o Progresso do homem (FPH).
• Enviada especial junto ao Comitê Internacional de Urgenci.
• Membro de Babels e coordenadora da interpretação quando de numerosos projetos no seio do processo do Fórum Social Mundial

Yvon Poirier (Canadá)

• Membro do comitê de organização de um encontro mundial sobre o Desenvolvimento local em Sherbrooke no Canadá em 1998
• Presidente do Comitê Internacional da Rede canadense de desenvolvimento econômico comunitário (RCDÉC)

Martine Théveniaut (França)

• Delegada geral dos Pactos Locais
• Atuante em diversos projetos de desenvolvimento local ou de economia social e solidária em Languedoc-Roussillon.
• Autor de “O desenvolvimento local: resposta política à globalização”


Fórum Social US, Detroit, 22 a 26 de junho de 2010

Aproximadamente 15 000 ativistas se reuniram em Detroit no mês de junho para o segundo Fórum Social US. 50% a mais que na primeira edição em junho de 2007. O aprofundamento da crise econômica nos Estados Unidos é provavelmente uma das explicações desta maior participação.

A escolha de Detroit foi deliberada. Esta capital histórica da indústria automotiva é uma das cidades mais atingidas pela crise. Em 30 anos, é mais de um terço da população que a deixou, ou para outras regiões do país, ou para cidades periféricas. Assim a taxa de desemprego é de 17%. O Prefeito desenvolve uma política deliberada que é desfavorável aos bairros populares. Assim, a política consiste em demolir partes inteiras para vender aos especuladores. Parques e escolas são fechados. Para enfrentar esta situação, há fortes movimentos sociais nas comunidades afro-americanas e imigrantes, pois a idade de ouro da indústria automotiva tinha atraído uma grande imigração. É a cidade americana com a maior comunidade muçulmana, e a maior comunidade palestina do país. Uma das iniciativas de resistência e de construção de alternativas é a agricultura urbana. Trata-se do mais importante movimento deste tipo nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo para se alimentar e para criar suas próprias atividades, em especial para os jovens.

É nesse contexto que a rede US Solidarity Economy Network (SEN),
e grupos aliados tinham organizado uma série de oficinas. Em especial, é preciso mencionar a forte presença do movimento ligado às questões de alimentação, quer seja a agricultura apoiada pela comunidade e organizações camponesas membros de Via Campesina. Fato interessante, um encontro aconteceu com vista à organização de uma rede US de Soberania Alimentar. Como acontece nos outros Fóruns Sociais no mundo, um grande número de participantes estão mais no movimento antiglobalização, muitas vezes uma grande variedade de movimentos políticos de tipo anarquistas, socialistas ou trotskistas.

Assim, embora seja interessante de ver o conjunto desses movimentos, constatamos que a construção de alternativas não era uma grande preocupação para um bom número deles. É nesta perspectiva que fora organizada a terceira plenária (a de 25 de junho). Em especial, graças a US SEN (Solidarity Economy Network),
os organizadores do fórum tinham convidado Daniel Tygel do Fórum Brasileiro de economia solidária a fim que ele apresentasse a perspectiva da economia solidária. Ele relatou os avanços da economia solidária no Brasil, em especial a criação de um movimento que está enraizado em toda parte no país. Ele insistiu sobre a importância de ir além do discurso anticapitalista (muito presente no Fórum) e sobre a importância de se “sujar as mãos”. Isto é, construir concretamente atividades econômicas com autogestão pelas próprias populações. Sobre o fato que estas atividades, funcionando com uma lógica de solidariedade são em si um gesto político, uma afirmação que outra coisa é não somente possível, mas está já em construção.


Yvon Poirier

FÓRUM INTERNATIONAL EM ECONOMIA SOCIAL E SOLITÁRIA: PODERES PÚBLICOS E SOCIEDADE CIVIL
Montreal (Canadá), de 17 a 20 de outubro de 2011

Este encontro internacional tem por tema principal: o necessário diálogo Estado sociedade civil para a elaboração de políticas públicas a favor da economia social e solidária.

O Fórum é organizado com o apoio, entre outros organismos, do Governo do Quebec e da Cidade de Montreal. O comitê organizador é composto dos dois principais membros e parceiros do Chantier de l’économie sociale do Quebec. O Fórum se realizará igualmente em colaboração com diversos parceiros internacionais como a Organização Internacional do trabalho (OIT) e o programa LEED da OCDE bem como instâncias políticas tais como a Secretaria de estado para a economia solidária do Brasil.


Para mais informações sobre o encontro (FR-EN-ES):
www.chantier.qc.ca
ecosoci@chantier.qc.ca



Solidarity Economy I: Building Alternatives for People and Planet
By Emily Kawano

Nova publicação (em inglês)
Formato papel: $25.00 US
Formato eletrônico: $5.00 US
www.lulu.com

Um outro mundo é não somente possível.

Ele está sendo construído.
Somos numerosos a desejar algo a mais – uma economia de que possamos ser parte integrante, e não como uma simples engrenagem de uma máquina sem alma. Que algo existe e isso se chama Economia Solidária. As premissas deste tipo de economia são inteiramente diferentes daquelas do modelo capitalista neoliberal, que privilegia o individualismo, a concorrência, o materialismo, a acumulação e a maximização dos lucros e de crescimento. A economia solidária, em compensação, procura o bem-estar das pessoas e do planeta. Ela se constrói sobre esses princípios: a solidariedade, a equidade em todas as dimensões, a sustentabilidade, a democracia participativa e o pluralismo.

Este livro se dedica à visão do futuro e à esperança. Ele fornece numerosos exemplos de soluções reais em um largo leque de setores. Essas práticas são atualmente demasiadamente isoladas umas das outras. A tarefa da economia solidária é aproximar essas práticas bem como construir uma economia mais humana que trabalhe para as pessoas e o planeta.

O livro é constituído de contribuições apresentadas durante o Fórum de economia solidária que aconteceu em Amherst no Massachusetts em março de 2009.

Sindicalismo e Economia Solidária: A experiência quebequense

Os sindicatos de trabalhadores do Quebec apoiaram a economia social e solidária. Criaram fundos de investimento e caixas de poupança e crédito. A maioria das creches sem fins lucrativos são sindicalizadas. Uma organização sindical em especial, a Confederação dos sindicatos nacionais (CSN), esteve na vanguarda dessas atividades. Como é que isso aconteceu? Este artigo conta uma parte dessa história.

Este texto escrito por Yvon Poirier é publicado no livro Solidarity Economy I: Building Alternatives for People and Planet anunciado acima.
Disponível em inglês e em francês junto ao autor.
Yvon Poirier (ypoirier@videotron.ca)

“Rumo a P’ACTOS europeus: promover uma economia territorial e cooperante para lutar contra a pobreza e a exclusão social” (Ano europeu)

No prolongamento de Lux’09, os Pactos Locais organizam um encontro “Rumo a P’actos europeus: promover uma economia territorial e cooperante, para lutar contra a pobreza e a exclusão social”

No âmbito do ano europeu. Ela acontecerá em Bruxelas, em 23 de novembro de 2010, no Comitê das Regiões europeias. Ela se inspira de experiências concretas, estruturadas em torno de 3 pontos de entrada:

1. Reorganizar a economia e o social a partir das realidades e dos recursos locais, mais que esperar tudo das instituições.
2. Implementar a co-responsabilidade de uma governança territorial, democrática, do econômico e do social.
3. Aprender uns com os outros para utilizar a mudança de rumo: congregar e articular histórias que ensinam. “É preciso compreender o que foi aprendido para apresentar propostas juntos”


Para mais informações
Aloe acolhe o projeto dos Pactos Locais desde 2009 e vai desenvolver esta cooperação em 2010-2011. Juntos, eles convidam vocês a vir associar-se a estas atividades.
http://aloe.socioeco.org/page69-projet_fr.html
Ver também: www.pactes-locaux.org

Nossos boletins estão disponíveis na WEB:
http://developpementlocal.blogspot.com/
www.apreis.org/

Agradecimento aos nossos tradutores:
Évéline Poirier (Canadá) e Judith Hitchman (França) para o inglês
Brunilda Rafael (Irlanda) para o espanhol
Michel Colin (Brasil) para o português
Entrar em contato conosco (para informações, novas assinaturas ou cancelamento de assinaturas)
Yvon Poirier ypoirier@videotron.ca

This page is powered by Blogger. Isn't yours?