<$BlogRSDUrl$>

01/06/2005

Boletim Internacional de Desenvolvimento Local Sustentável
Boletim informativo nº 19
1 de Junho de 2005

Sumário

Mensagem da equipe editorial

3º Encontro internacional de Globalização da Solidariedade
Encontro em Dacar em Novembro

União Geral das Cooperativas (UGC) - Moçambique
Um exemplo inspirador

FSM 2005 e Economia Solidária
Uma síntese das actividades

Correcção
Endereço da página Internet da APREIS



Mensagem da equipe editorial

Os artigos presentes neste número tratam da economia social e solidária, do local (experiência da UGC em Moçambique) ao global (o FSM 2005), passando pelo trabalho em rede do RIPESS na organização do próximo encontro internacional de Novembro.

Convidamos os leitores a difundirem junto dos seus contactos a informação sobre o encontro de Novembro e, em particular, chamamos a atenção para a solicitação de contributos (ver página Internet). O RIPESS aceita até 30 de Junho, o mais tardar, propostas para apresentações nas sessões.

Como um dos cinco temas do encontro é o desenvolvimento local, convidamos todos, na medida das possibilidades, a participar nesta iniciativa, espaço para os actores do desenvolvimento local e da economia solidária trocarem as suas experiências e avançarem na construção de um mundo mais justo e solidário.

Equipe editorial
Francisco Botelho
Yvon Poirier
Martine Théveniaut


3º Encontro internacional de globalização da solidariedade

A Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social Solidária (RIPESS) torna oficialmente público o anúncio da realização em Dacar, Senegal, de 22 a 26 de Novembro de 2005, do 3º Encontro internacional de Globalização da Solidariedade.

O Programa do Encontro (inserido no documento Segundo Anúncio) e um Pedido de Contribuições para apresentação de experiências nos ateliers, estão disponíveis na página Internet do RIPESS.

O convite dirige-se a todas as pessoas e organizações interessadas nos seguintes temas :
Finanças solidárias
Desenvolvimento local
Alternativas populares aos modelos de desenvolvimento privados e estatais
Comércio justo
Promoção da economia social e solidária

Para qualquer informação, escrever para o Secretariado do RIPESS

Email : dk2005@sentoo.sn
Internet : www.ripess.net



*******************************************
União Geral das Cooperativas (UGC) – Moçambique

O historial da UGC é muito estimulante. Depois de uns modestos começos em 1980, a UGC é responsável por uma das mais importantes cooperativas de Moçambique e a sua experiência ultrapassa já as fronteiras.

É preciso recordar que o país, que se tornou independente em 1974, era extremamente pobre. Numa perspectiva de sobrevivência, sete cooperativas envolvendo 250 produções agrícolas, formaram em 1980 a UGC.

Conforme vem referido nos documentos da UGC, o « movimento era sobretudo composto por mulheres desempregadas, com pouca escolaridade e nenhuma capacidade técnica. No início, o objectivo era o de realizar compras de alimentação aos preços de grossista e de procurar receitas suplementares através da venda de produtos agrícolas. Após uma formação organizada pela UGC, os seus membros melhoraram capacidades técnicas, organizacionais, de gestão e conseguiram modificar a situação inicial. Hoje em dia, muitas das mulheres transformaram-se nos líderes das respectivas famílias. No final dos anos 80, passou-se de uma produção agrícola à produção de aves ».

Em 2005 a organização é composta já por 200 cooperativas, com 6000 membros, 95% dos quais são mulheres. A UGC é actualmente o maior produtor de frango de Moçambique. Um sistema completo de produção foi posto em marcha, das chocadeiras ao matadouro. Dando continuidade às acções de formação, a UGC lançou ainda Centros de Saúde (com acesso de não associados) , serviço de micro crédito e uma Caixa de Poupança e de Crédito (em 2004).

No começo, a iniciativa era marginal e, sobretudo, ignorada. Hoje, a UGC é reconhecida em Moçambique e no exterior. A Presidente, Sra. Cossa, refere que o Presidente da República de Moçambique assiste por vezes às suas assembleias. E, com algum humor, a Sra. Cossa revela que os homens pedem agora para aderir à cooperativa!

A Sra. Cossa é uma excelente embaixadora da sua organização e mantém uma grande actividade em Moçambique e em fóruns internacionais de África e no exterior. Desde 2001, é também deputada na Assembleia Municipal de Maputo, a capital do país.

Nota. Este texto foi produzido a partir das comunicações que a Sra. Celina Cossa, presidente da UGC, fez por ocasião do Congresso da Rede canadiana de Desenvolvimento Económico Comunitário, efectuado entre 4 e 7 de Maio, bem como a partir de documentos produzidos pela própria UGC.

Redacção : Yvon Poirier

FSM 2005 et Économie solidaire

Nota- transmitimos esta mensagem, que nos foi enviada.

LO Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), em parceria com as redes internacionais de Economia Solidária, produziu um documento síntese das 120 actividades e ateliers lifgados à economia Solidária no decurso do Fórum Social mundial 2005.

Uma equipe composta por representantes do FBES e das principais redes internacionais de Economia Solidária apreciaram todos os relatórios das actividades e do debate que teve lugar no último dia do Fórum, elaborando um documento final de síntese das principais propostas de Economia Solidária surgidas no evento.

Este documento já está disponível em português na página Internet : www.fbes.org.br/confluencia.html

Sugerimos vivamente a sua distribuição por outras redes e grupos interessados na Economia Solidária. Versões em inglês, espanhol e francês estão disponíveis na página Internet do Polo Sócio Económico Solidário (PSES):
www.socioeco.org/fr/fsm5_docs.php


CORRECCÃO

Página Internet APREIS


O endereço correcto do site é www.apreis.org. Os nossos Boletins estão aí publicados, e renovamos os nossos agrecimentos a Léo Dayan, responsável por APREIS.

********************************************
Os nossos boletins estão disponíveis na Internet:

http://desenvolvimentolocal.blogspot.com/
www.apreis.org/

Agradecimentos :
A Évéline Poirier do Canadá, pela tradução inglesa
A Anne Vaugelade de França, pela tradução espanhola

Contacto (para informações, novas inscrições e desistências)
Yvon Poirier ypoirier@videotron.ca
Francisco Botelho frbotelho@mail.telepac.pt

This page is powered by Blogger. Isn't yours?