<$BlogRSDUrl$>

01/04/2005

Boletim Internacional de Desenvolvimento Local Sustentável
Boletim Informativo nº 17
1 de Abril de 2005

Sumário:

Mensagem da equipe editorial
Reforço da rede

Federação de Usuários da Floresta Comunitária, Nepal
Um exemplo inspirador de desenvolvimento comunitário


******************************
Mensagem da equipe editorial

Neste número apresentamos um exemplo extraordinário de trabalho efectuado junto de populações rurais, no Nepal, um dos países mais pobres do mundo. Em menos de 10 anos, mais de 20% da população do país foi envolvida num acção de desenvolvimento comunitário e sustentável da floresta, um dos principais recursos do país.

Pensamos que todos, mesmo os que vivem em países desenvolvidos, têm interesse em apreciar como a população, num país como o Nepal, se mobiliza solidariamente em torno de projectos que visam o seu bem-estar e dos seus, numa óptica de desenvolvimento sustentável.

É um grande desafio dar eficácia a projectos e iniciativas destinados a populações carenciadas em zonas rurais e urbanas? Sendo a solidariedade, muitas vezes, filha da necessidade, é necessário definir as bases sobre as quais se poderão organizar, colectivamente, solidariedades activas, como o foram noutros tempos e contextos as cooperativas e as mutualidades.

Os avanços do desenvolvimento local sustentável, da economia social e solidária, do comércio justo e do desenvolvimento sustentável são importantes e os seus porta-vozes muito activos. Mas uma questão se nos coloca: como organizar esta diversidade para que todos caminhemos na mesma direcção?


Equipe editorial
Francisco Botelho
Yvon Poirier
Martine Théveniaut


***********************************************************

Federação de Usuários da Floresta Comunitária, Nepal
Um exemplo inspirador de desenvolvimento comunitário

No último Fórum Social Mundial (Janeiro de 2005) tive oportunidade de encontrar Bhim Prasade Shrestha, Presidente da Federação de Usuários da Floresta Comunitária (FECOFUN) do Nepal. A apresentação que fez do seu trabalho no decurso de um atelier foi muito interessante.

O site da FECOFUN explica claramente o que é a Federação:

A FECOFUN é uma federação nacional de usuários da floresta que promove os direitos de grupos de usuários da floresta a nível local, nacional e regional. Agrupa 5 milhões de membros, agricultores rurais – homens, mulheres, jovens e velhos – provenientes da quase totalidade dos 75 distritos do Nepal. Após a sua criação em 1995, a FECOFUN contribuiu para representar as preocupações dos usuários da floresta comunitária em debates onde se discutiu a formulação de políticas para o futuro da floresta. FECOFUN é uma organização autónoma, não partidária, sem fins lucrativos, sendo a mais importante organização civil do Nepal.

Para compreendermos a extensaõ das suas actividades, é necessário ter em conta que o Nepal tem uma população de 23 milhões de habitantes e um dos rendimentos per capita mais pobres do mundo. Como o Sr. Shrestra explicou, os associados da FECOFUN representam mais de 40 % de toda a população rural do país, a mais pobre, e representa mais de 25% da actividade económica das zonas rurais.

Há mais de 13 500 grupos de usuários da floresta comunitária, 75% deles membros da FECOFUN. Eis alguns dos aspectos essenciais da sua actividade:
· Conservação da floresta (a lenha representa 75% da energia consumida no Nepal)
· Importância do ambiente e da biodiversidade para assegurar a viabilidade de longo prazo
· Ajudar as comunidades na gestão da floresta em função das necessidades
· Protecção de interesses e de lobbying
· Conduzir programas promotores de liderança e de competência para as mulheres.
· Mobilizar mais de 110 000 voluntários

A FECOFUN funciona democraticamente e é dirigida por um Comité Executivo Nacional. As mulheres estão representadas paritariamente nos diversos níveis da organização, nomeadamente no Comité Executivo Nacional.

O site da FECOFUN (apenas em inglês) dá informações sobre o enorme trabalho em curso. Tendo em conta a minha experiência pessoal, conheço poucos exemplos de trabalho tão extensos e globais, levados a cabo num tão curto prazo de tempo (menos de dez anos).

O Sr. Shrestha sustenta empenhadamente a abordagem da economia solidária e do “empoderamento” das comunidades. A sua presença em Porto Alegre foi possível graças ao apoio de CECI (www.ceci.ca), uma ONG canadiana, a quem agradeço esta oportunidade de conhecer o Sr Shestha.

Site internet : www.fecofun.ca
Redacção : Yvon Poirier

*********************************************************************
Os nossos boletins estão disponíveis na Internet :

http://desenvolvimentolocal.blogspot.com/
www.apreis.org/

Agradecimentos :
A Évéline Poirier do Canadá, pela tradução inglesa

Contacto (para informações, novas inscrições e desistências)
Yvon Poirier ypoirier@videotron.ca
Francisco Botelho frbotelho@mail.telepac.pt

This page is powered by Blogger. Isn't yours?