<$BlogRSDUrl$>

03/03/2005

Boletim Internacional de Desenvolvimento Local Sustentável
Boletim Informativo nº 16
1 de Março de 2005


IMPORTANTE
Enviamos o Boletim nº 16 apenas em 3 línguas já que não foi possível obter a tradução espanhola. Esperamos poder ultrapassar este problema nos próximos números. E aproveitamos a ocasião para renovar o apelo feito no ano passado a tradutores voluntários.

Sumário:

Mensagem da equipe editorial
Reforço da rede

De Porto Alegre a Dacar
A promoção da economia social e solidária

Iniciativa de articulação em França
Sociedade civil, política e economia

Pesquisa de redes
Para uma Aliança internacional de territórios

CONFERÊNCIA EUROPEIA: "Economia social e solidária"
Luxemburgo, 11 e 12 de Março de 2005

******************************

Mensagem da equipe editorial

Este número é consagrado à convergência entre actores, redes e dinâmicas do desenvolvimento local sustentável e da economia social e solidária. Em muitos países que utilizam a língua inglesa, como a Índia, a Austrália ou ainda a América do Norte, noções como as de desenvolvimento comunitário ou mesmo desenvolvimento centrado nas pessoas partilham a ideia de que se trata de um modelo alternativo de desenvolvimento económico que dá mais poder às populações e às colectividades marginalizadas, integra objectivos sócio-económicos e ambientais, respeita as diversidades culturais e produz resultados concretos, susceptíveis de atingir mudanças de escala.

O 3º Encontro internacional sobre a globalização e a solidariedade - "Dacar 2005", de 22 a 26 de Novembro, tem como objectivo "reforçar o poder de intervenção dos povos". É, sem dúvida, altura de confirmar o reforço das correntes de pensamento e de acção reunidas em torno desta perspectiva, num continente que aborda o assunto procurando juntar-se às redes de expressão anglófona, lusófona ou francófona na tentativa de aumentar as hipóteses de desenvolvimento de uma região que se quer assumir a si própria.
São cinco os temas abordados: as finanças solidárias, as alternativas populares às privatizações, o comércio ético e solidário, a formação e a promoção da economia social e solidária… e o desenvolvimento local.

Próxima edição: o Boletim nº 17 será publicado a 1 de Abril

Equipe editorial
Francisco Botelho
Yvon Poirier
Martine Théveniaut


De Porto Alegre a Dacar
A promoção da economia social e solidária

Entre os onze temas tratados no 5º Fórum Social Mundial deste ano, « a economia soberana por e para os povos contra o capitalismo neo-liberal » esteve no centro das discussões dos 122 ateliers sobre este tema: economia solidária, finanças solidárias, comércio justo, mulheres ou, ainda, desenvolvimento local.

O FSM permitiu às numerosas redes e organizações presentes aproximarem-se, com o apoio de um "grupo de convergência" de que faziam parte a Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária (RIPESS), o Pólo Sócio-Económico Solidário (PSES) e o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES). Conclusões foram adoptadas no dia 30 à noite. Cerca de 200 pessoas participaram nesta actividade. Foram identificados quatro campos de intervenção: o reforço dos actores da economia solidária, a interacção com os mercados, as relações com o Estado e com os movimentos sociais. Cada um deles foi alvo de um conjunto de propostas recolhidas nas actividades dos ateliers, tentando organizá-las numa perspectiva operacional em direcção a organizações internacionais, a empresas (lobby e, se necessário, boicote), relações Sul-Sul, colectividades territoriais e Estados.

Com a ideia de prosseguir na construção de convergências sobre objectivos concretos, as organizações presentes acordaram que o 3º Encontro internacional de Globalização da Solidariedade, que terá lugar em Dacar de 22 a 26 de Novembro próximo, é uma iniciativa importante. A Comissão Internacional de Ligação do RIPESS reuniu-se em Porto Alegre para definir o programa detalhado do Encontro e estudar os seus diferentes aspectos organizativos.

O anúncio oficial do período de inscrição e de comunicações será provavelmente avançado no mês de Março. O Programa oficial virá a público na mesma data. O site Internet está em construção e aí serão colocadas todas as informações sobre o Encontro.

Site Internet (em construção) www.ripess.org
Para informações dk2005@sentoo.sn

Redacção: Yvon Poirier, que participou no FSM e que é membro da organização do 3ª Encontro através do RIPESS.

A assinalar: o CECI (Centro canadiano de estudos e de cooperação internacional) dá conta de alguns dos ateliers sob a forma de breves reportagens ilustradas (em inglês e francês), no site www.ceci.ca. No quadro do programa Uniterra, possibilitou ainda a participação no FSM de uma importante delegação de pessoas provenientes de onze países de África, da América Latina e da Ásia, para além do Canadá.
Encontramos informações sobre a marcha para a paz; artesões para um mundo justo; movimento para um Carrefour mundial da Internet cidadã; movimento dos sem-terra do Brasil; refundação dos modelos educativos para uma humanidade activa. Entrevistas com actores: Khassim Ndour, um agricultor senegalês moderno, ou olhares cruzados sobre o FSM de duas mulheres envolvidas na economia solidária na África Ocidental, Simone Zoundi e Hawa Cisse Sow ; notas sobre os encontros de redes como o RIPESS ou o RCDÉC (Rede Canadiana de Desenvolvimento Económico Comunitário), etc.

A assinalar também no site www.globalcn.org/ . Sob iniciativa da Fundação Ford, a Fundação para o Progresso do Homem coordena uma obra colectiva para contrariar as crescentes críticas de falta de propostas concretas, e acentuar todas aquelas que surgiram dos fóruns sociais desde 2001, propostas principalmente centradas em acções de hoje e do futuro.

Redacção : Martine Théveniaut


Iniciativa de Articulação Tripartida em França

ATOS, Alianças para a articulação Tripartida da Organização Social, é uma rede Francesa, membro da rede internacional GN3. Reunida em Paris, nas instalações da ADELS (Associação da Democracia Local), em 8 de Janeiro passado, por iniciativa de Gérard Logié, juntou pessoas, actores, agricultores bio, pesquisadores, pedagogos, técnicos associativos, técnicos de colectividades, jornalistas, etc., para reflectirem sobre a estratégia que Nicanor Perlas iniciou nas práticas radicais de transformação social no quadro da Agenda 21 das Filipinas.

Os participantes acreditam que uma sociedade civil que descobre e toma consciência de ser o terceiro pilar de um poder equilibrado - em relação com o poder político e o económico, mas com autonomia e estratégia própria - constitui o ponto de partida para uma revolução pacífica. « A cultura é o domínio das ideias, das concepções do mundo, dos saberes, das significações, dos símbolos e das identidades. Dedica-se ao desenvolvimento de todas as capacidades humanas. À esfera cultural, nós devemos a arte, a ética, o saber, a sabedoria, o sentido do sagrado e muitas outras coisas que fazem com que a vida valha a pena viver. A cultura é, fundamentalmente, o espaço social onde se constroem a identidade e o sentido. Ambos inseparáveis. A identidade e o sentido possibilitam ao ser humano orientar-se no conhecimento, na sensibilidade, na ética. Dito de outra maneira, a cultura é a fonte inesgotável que determina e alimenta o comportamento humano. Uma perda de sentido conduz a uma cadeia de comportamentos aberrantes e destrutivos. A descoberta do sentido, pelo contrário, aumenta a criatividade, a compaixão, a eficácia. É evidente que é a instituição - neste caso a sociedade civil - que tem autoridade sobre as questões que se prendem com o sentido e a identidade e, por consequência, nos comportamentos. Exerce uma considerável influência na sociedade dos países e na sociedade mundial ».

O objectivo da sessão era o de encontrar situações voluntárias ou analisar a passagem da reflexão à acção com a ajuda da abordagem de articulação social tripartida de Nicanor Perlas, aplicada ao contexto francês. Em maior detalhe, foi analisada a iniciativa do Haut-Nyonsais no Drôme, a partir do testemunho de Paul Fuchs.

Para saber mais Gerard Logié (glogie@club-internet.fr)ou
Anne Charrière (anne.charriere@wanadoo.fr)

Para informações sobre a rede GN3.
http://www.globenet3.org/

PERLAS, Nicanor - La société civile, le 3ème pouvoir Changer la face de la mondialisation - Editions Y. Michel, 2004

Martine Théveniaut

Objecto : Solicitar o seu contributo para a pesquisa internacional das redes
potencialmente interessadas n uma Aliança internacional dos Territórios

No quadro de uma pesquisa internacional das redes e das iniciativas, levada a cabo pela Fundação para o Progresso do Homem (FPH), estabelecemos contacto para saber se estarão disponíveis para contribuir para este inventário, preenchendo uma « ficha de contacto » e respondendo a um « questionário ». Este contributo tem principalmente o objectivo de conhecer melhor quem são os iniciadores, os responsáveis pelos projectos ou os beneficiários das acções levadas a cabo. Estes trabalhos de inventariação prévia destinam-se a:
Dotar-se de uma visão, tão completa e variada quanto possível, do que está em curso no mundo. Conhecer o interesse que podem encontrar uns e outros em estabelecer uma aliança. E, a partir disso, apoiar-se nas dinâmicas próprias de cada um para os colocar em rede e, sempre que possível, ajudar a uma convergência que possibilite aumentar a capacidade de influenciar as escolhas ou melhorar a eficácia.

Os Formulários de Ficha de contacto e os questionários devem ser pedidos aos membros do grupo de estudos, através de e-mail.

Martine Théveniaut (ESTA) E-mail: martine.theveniaut@wanadoo.fr Tel:+33(0)4 68 69 92 88
Alain Laurent (BEIRA.CFP) E-mail: beira.cfp@wanadoo.fr Tel: +33(0)4 6162 46 83
Judith Hitchman (DRL Synergies), Inglesa de nascimento E-mail: hitchman@club-internet.fr Tel: +33 (0) 680 600 391
Estes documentos estão disponíveis em francês, inglês, espanhol e português.



CONFERÊNCIA EUROPEIA - "Economia social e solidária"
Luxemburgo, 11 e 12 de Março de 2005

Em colaboração com a CEP-CMAF « Conferência Europeia Permanente das Cooperativas, Mutualidades, Associações e Fundações »

A Economia social e solidária, actor central da coesão social e da Estratégia de Lisboa.

www.ecosol.lu

Agência para o Desenvolvimento da Economia Local 113
Rua de Charenton - 75012 PARIS
Tel : 01 40 04 91 05 - Fax : 01 49 28 08 98
Email : Adel1@wanadoo.fr

**************************************************************************************

Os nossos boletins estão disponíveis na Internet :

http://desenvolvimentolocal.blogspot.com/
www.apreis.org/

Agradecimentos :
A Carmen López de Espanha, pela tradução espanhola
A Évéline Poirier do Canadá, pela tradução inglesa

Contacto (para informações, novas inscrições e desistências)
Yvon Poirier ypoirier@videotron.ca
Francisco Botelho frbotelho@mail.telepac.pt

This page is powered by Blogger. Isn't yours?