<$BlogRSDUrl$>

03/12/2004

Boletim Internacional de Desenvolvimento Local Sustentável
Boletim Informativo nº 14
Dezembro de 2004




Sumário

Mensagem da equipe editorial
Mensagem aos leitores

FORUM 2004 Conselho da Europa, 4-5 de Novembro de 2004
Projecto de plataforma : Economia solidária e consumo responsável

Conferência internacional : Comunidades comprometidas
Estado de Queensland, Austrália, Agosto de 2005


******************************

Mensagem da equipe editorial

Próxima publicação
Como muitas pessoas fazem férias no período de fim de ano, e atendendo a que Yvon Poirier participará no Fórum Social Mundial em Porto Alegre (26 a 31 de Janeiro), avisamos que o Boletim nº 15 será publicado a 15 de Janeiro e que o nº 16 será publicado a 1 de Março de 2005.

Formato
Satisfazendo o pedido de pessoas que têm um acesso Internet de baixo débito, publicaremos a partir deste número a mensagem sem ficheiros anexos.

Explicações sobre a nossa intervenção
Alguns leitores perguntam-nos se a nossa intervenção está ligada a alguma organização. Gostaríamos de referir, principalmente aos nossos novos leitores, que a nossa iniciativa não responsabiliza mais do que a equipe editorial. Cada um de nós está ligado a diversas organizações e redes. No entanto, a nossa acção é absolutamente independente. Como já o dissemos, a nossa iniciativa pretende, apenas, estabelecer laços através da troca de informações entre projectos e acções de diversos países e continentes. O nosso esforço em publicar o Boletim em quatro línguas pretende eliminar as barreiras entre actores de diferentes idiomas e culturas.

Número de inscritos
O presente Boletim será enviado a 176 pessoas.

Equipe editorial
Francisco Botelho
Yvon Poirier
Martine Théveniaut


FORUM 2004 Conselho da Europa

Projecto de Plataforma de diálogo político e de promoção das iniciativas éticas e solidárias dos cidadãos na economia - 4 e 5 de Novembro de 2004 – Estrasburgo, sob organização da Divisão para o desenvolvimento e a coesão social (DDCS) do Conselho da Europa.

Este Fórum, designado « Finanças solidárias e consumo responsável : poderes públicos e cidadãos empenhados na coesão social » reuniu mais de 400 pessoas, vindas de todos os países da Europa alargada, do Canadá e de Marrocos, um número que ultrapassa em muito o habitual neste tipo de manifestações. De referir na presença no Fórum de Abdou Salam Fall, Presidente do RIPESS (Rede Internacional de Promoção da Economia Social e Solidária), encarregado no Senegal, de preparar o 3º Encontro internacional sobre a globalização das solidariedades em Novembro de 2005.

O objectivo do Fórum era abrir um novo espaço para um diálogo frutuoso entre as autoridades locais e os representantes dos cidadãos, como foi referido inicialmente por Gilda Farrell, chefe da Divisão. O contexto do alargamento europeu, a constatação das disparidades territoriais e sociais, as aspirações das pessoas, contribuem para uma tomada de consciência por parte dos cidadãos com a qual o Conselho da Europa se identifica, como “Casa da Democracia e dos Direitos do Homem”. Por outro lado, a estratégia de coesão social, revista em 2004, instaurou (parágrafo 30) o conceito da « responsabilidade partilhada ». Os governos não deixam de ser sensíveis. São incentivados a apoiar « novas formas de intervenção económica que se inscrevam numa abordagem de coesão social como o consumo e a utilização de poupanças”. Precisando que se trata de « cuidar em que a economia de mercado contribua para a coesão social e que não funcione de modo a excluir aqueles que são menos interessantes do ponto de vista do consumo”. Um programa ambicioso!

Um grupo de trabalho informal, animado por Samuel Thirion, membro da DDCS, preparou este Fórum, destinado a validar a pertinência da plataforma desejada, a primeira deste género. Este grupo é composto de elementos europeus reconhecidos no domínio da finança solidária, do comércio justo, do consumo e do turismo responsáveis. Estas temáticas, as mais destacadas no domínio público, constituíram a principal contribuição deste 1º Fórum. Todos sublinharam a importância da mudança de escala para a transformação dos sistemas globalizadores. O número de cidadãos que pretendem actuar através da utilização do seu dinheiro ou do seu poder aquisitivo tem aumentado significativamente, mais rapidamente ainda do que as respostas dos sectores industriais e bancários, por exemplo.

É interessante sublinhar a força deste “terceiro sector”: o da economia social e da economia solidária aceites formalmente como um esforço para a democratização da economia. De assinalar uma organização ainda pouco conhecida e que reúne as AMAP (Associações para a Manutenção da Agricultura Familiar ». Originária de França (região da Provença, Alpes e Côte d’Azur), o movimento alastra para outras regiões da Alsácia e de outros países europeus, com a intenção de manter pequenas explorações através de produção de qualidade, vendida previamente a clientelas de proximidade.

Para lá das diferenças conceptuais, todas as ONG são incentivadas a contribuir, através das suas redes e iniciativas territoriais, à implementação de uma plataforma europeia. Um grupo de trabalho alargado ainda informal e composto de voluntários, iniciou os respectivos trabalhos de preparação. Um dos primeiros objectivos será a validação de uma definição que traduza, na diversidade de culturas e línguas, pontos comuns e convergentes para reunir os actores em torno de objectivos e de acções. O secretariado é assegurado no Conselho da Europa e na DDCS por Samuel Thirion. Ideias novas ou manifestações de interesse são bem-vindas !

Artigo redigido por Martine Théveniaut

Mais informações:
http://www.coe.int/socialcohesion/forum2004/fr
Samuel Thirion : samuel.thirion@coe.int


Conferência internacional: Comunidades envolvidas

As Nações Unidas e o Governo do Estado do Queensland, na Austrália, organizam uma Conferência entre 14 e 17 de Agosto de 2005. O tema pretende fazer um ponto de situação sobre o envolvimento nas comunidades dos diferentes componentes da sociedade, desde a empresa à sociedade civil.

Informações (apenas em inglês)
www.engagingcommunities2005.org


**********************************************************************************************************
Os nossos boletins estão disponíveis na Internet :

http://desenvolvimentolocal.blogspot.com/
www.apreis.org/

Agradecimentos :
A Carmen López de Espanha, pela tradução espanhola
A Évéline Poirier do Canadá, pela tradução inglesa

Contacto (para informações, novas inscrições e desistências)
Yvon Poirier ypoirier@videotron.ca
Francisco Botelho frbotelho@mail.telepac.pt



This page is powered by Blogger. Isn't yours?